ORÇAMENTO
  • Avenida Paulo Marcondes, 1501
    Distrito Industrial I - Jales/SP
  • Fale Conosco
    17 3624-4300
  • Horário Comercial
    Seg - Sex 07:30 to 18:00
  • Sábados
    07:30 to 12:00

Informações Técnicas

Fatores que afetam o bom desenvolvimento de uma pastagem

  • Qualidade das sementes utilizadas
  • Quantidades inadequadas de sementes no plantio
  • A não incorporação das sementes após o plantio
  • Fermentação do material orgânico no solo
  • Não disponibilidade de umidade no solo
  • Plantio em épocas não favoráveis de luminosidade, temperatura e umidade
  • Profundidade excessiva no plantio
  • Não controle de ervas daninhas
  • Ataque de insetos, pássaros e roedores

Recomendações e informações para uma boa formação de pastagem

"As sementes são organismos vivos e sensíveis, que precisam de cuidados especiais."

Transporte

No transporte as sementes devem ser protegidas de umidade e calor excessivo.

Armazenamento

As condições ideais para o armazenamento devem ser em local seco, fresco e ventilado, sobre estrados de madeira para evitar contato direto com umidade do piso.

Preparo do Solo

Fazer uma amostragem do solo para análise, para verificar as deficiências nutricionais e os níveis de acidez, corrigindo-o quando necessário.

Para um bom preparo de solo, fazer o destorroamento e nivelamento da área evitando sulcos, incorporando o excesso de material da cultura anterior para que os mesmos sejam devidamente decompostos e não venham a prejudicar a germinação e o desenvolvimento da gramínea a ser implantada.

Se necessário aguardar um período de descanso para a decomposição deste material. Fazer também a conservação da área com terraços evitando erosão.

Plantio

A melhor época de plantio é quando as chuvas passam a ocorrer com maior frequência. No caso de plantio em linhas ou covas, o espaçamento entre elas deve ser o menor possível. Não misturar sementes com adubos nitrogenados ou potássicos, pois podem afetar seu embrião. E quando misturar com adubos fosfatados, plantar no mesmo dia.

Plantio a Lanço

Após o preparo do solo, o plantio pode ser feito a lanço, usando o mesmo equipamento de aplicação do calcário para que seja feita a distribuição uniforme das sementes por toda a área a ser formada. Trabalhar com o depósito de sementes sempre cheio para diminui a excessiva separação das sementes pesadas das leves.

Rolo Compactador

Este equipamento substitui a grade niveladora e pode ser usado imediatamente após a distribuição das sementes, favorecendo melhor seu contato com o solo, deixando-as na profundidade adequada e possibilitando uma emergência rápida e homogênea das plantinhas. No entanto, não precisa ser usado caso chova logo após a distribuição das sementes e também não sendo recomendados em solos muito argilosos, especialmente, quando úmidos.

Manejo Errado: Grade Niveladora Aberta

Provoca o aprofundamento das sementes, comprometendo a germinação rápida e homogênea das plantinhas.

Grade Niveladora Fechada

Após a semeadura a lanço podemos cobrir as sementes com uma grade niveladora totalmente travada ( fechada ), sempre tomando o cuidado para não enterrá-las demais, no máximo 2 cm e não utilizá-la em solos arenosos.

Plantio Aéreo

No caso de semeadura aérea, a quantidade por área deve ser aumentada em pelo menos 30%, além de ser recomendada a utilização de sementes com altas porcentagens de valor cultural (% VC).

Plantio Manual

Plantio onde a operação de semeadura é feita por uma pessoa e a distribuição das sementes é feita de cova em cova com espaçamento de aproximadamente 50 cm entre linhas e 20 cm entre covas, muito utilizado em áreas com alto declive e de difícil acesso com máquinas. Sendo necessário soldar uma chapa horizontal distante 2 cm da boca para evitar o aprofundamento excessivo das sementes.